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Estudos
Nesta seção, a equipe de Tênebra indicará estudos acadêmicos que tratam de obras, temas, autores e poéticas presentes em nossa biblioteca digital obscura. A cada quinzena, atualizaremos esta página com recomendações de livros, artigos e ensaios.
Do castelo à casa-grande: o “Gótico brasileiro”, em Gilberto Freyre
Neste artigo, Fernando Monteiro de Barros propõe a noção de Gótico brasileiro, que viria a ser bastante debatida em nossa área de estudos. A partir de uma comparação entre o castelo do gótico inglês, a plantation do Southern Gothic e o espaço da casa-grande arruinada, o professor defende que a tradição gótica explora o “aspecto fantamástico de uma estrutura social derrotada e antiga convivendo no cenário da modernidade”. Embora o estudo tenha como foco uma obra — Casa-grande & senzala (1933), do sociólogo Gilberto Freyre —, a descrição proposta é verificável em outros textos da produção nacional, que também exploraram o passado escravocrata e a velha estrutura social do país como fonte de terror.
A tradição feminina do Gótico
A tese de Ana Paula Araujo dos Santos tem o mérito de propor um modelo narrativo do Gótico feminino, indicando suas principais características formais e temáticas. Além de abarcar obras em língua inglesa, o corpus ficcional do trabalho é composto por contos, novelas e romances da literatura brasileira, como os textos de Ana Luísa de Azevedo Castro, Carolina Nabuco, Clarice Lispector, Emília Freitas, Júlia Lopes de Almeida, Lya Luft, Lygia Fagundes Telles e Mme Chrysanthème. Ao longo de três capítulos, o leitor acompanha as modificações dessa poética na escrita de autoras tanto do século XIX quanto do XX.
Poéticas do mal: a literatura de medo no Brasil (1830-1920)
Poéticas do mal: a literatura de medo no Brasil (1830-1920) é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa dedicada à produção do medo na literatura brasileira — da violência social às manifestações de crenças e eventos sobrenaturais em nossa ficção. O livro propõe uma história panorâmica das variações históricas e geográficas da representação cultural do medo em nossa literatura e os processos responsáveis pela produção dos seus efeitos estéticos. Com uma primeira edição esgotada há anos, a Acaso Cultural recupera essa obra fundamental do estudo do medo na literatura brasileira em uma edição revisada e ampliada com glossário, linha temporal e um novíssimo projeto de arte.
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